Você já ouviu falar na Happy Holi?
Descubra a origem dessa celebração de cores
Uma grande comemoração com cores para todo lado, muita comida e música alta. No meio dessa festa, os participantes jogam porções de um pó colorido uns nos outros, terminando a noite completamente pintados. Reuniões divertidas como essa tem se tornado muito comum nos últimos anos, conhecidas como Happy Holi. Mas você sabe como elas surgiram?
No Holi, as crianças começam a atirar pós coloridos nos adultos e todos terminam pintados
As Happy Holi tiveram inspiração no Festival das Cores ou Holi, uma tradição indiana realizada anualmente entre os meses de fevereiro e março para comemorar a chegada da primavera, quando as pessoas atiram tintas umas nas outras, celebrando com uma grande fartura e com muita música. A brincadeira começou entre os hindus, quando as crianças jogavam as tintas nos membros mais velhos de sua família, deixando todos completamente pintados ao final da noite. O Holi não se restringe à Índia, mas é uma festa muito popular também no Reino Unido, nas Ilhas Fiji, na Guiana, no Suriname e em Trindade. Na região do Nepal, é conhecido como Dolyatra ou como Boshontro Utsav, que significa Festa da Primavera.
Os pós coloridos são vendidos para o Holi nos mercados de rua, em Delhi, na Índia
A história dessa festa remonta há muitos séculos o nascimento de Cristo e pode ser explicada por muitas lendas. A maioria delas conta que o rei Hiranyakashyap era muito vaidoso e desejava que todos o venerassem como se fosse um deus, mas seu próprio filho Prahlad passou a ter como seu deus Vishnu. O rei então fez um acordo com sua irmã, a malvada Holika, para que ela entrasse em uma fogueira com Prahlad para matá-lo, visto que ela não se queimava. No entanto, Holika descobriu que seu poder não se mantinha se estivesse frente ao fogo com outra pessoa, e então ela morreu e Vishnu salvou Prahlad. A festividade marca, assim, o triunfo do bem contra o mal e a vitória da devoção.
Krishna, Radha e Gopis descobrindo a felicidade das cores
A explicação para o “ataque” de cores entre as pessoas se dá, no entanto, pela famosa lenda que envolve Radha e Krishna, descrevendo a felicidade que Krishna conhece em poder aplicar cores sobre Gopis e Radha em uma brincadeira, dando origem a uma das tradições mais importantes de todo o festival.
Holi é apenas o nome do dia principal do festival, quando ocorre a troca de cores entre as pessoas sempre em um dia de lua cheia. Na véspera desse dia, são acendidas várias fogueiras em homenagem a Prahlad, em memória de sua morte. Segundo a lenda, ele seria um fiel seguidor do deus hindu Vishnu.
0 Comentários