É novato?! Entenda como funciona um jogo de futebol americano no Guia do GE


Esqueça o estereótipo de esporte violento: estratégia, quarterback, touchdown, times de defesa, ataque e especialistas... Veja o que você precisa saber para acompanhar a temporada da NFL
Principal esporte dos Estados Unidos, o futebol americano começa a ganhar o mundo. E o Brasil não ficou fora dessa. O país surge como um dos principais focos de interesse da NFL - a principal liga do mundo. Apesar disso, muitos ainda têm dificuldade de entender como funciona a dinâmica de uma partida. Se você não conhece as regras, o GloboEsporte.com preparou um guia com as principais coisas que você precisa saber para não ficar perdido durante um jogo. Aproveite!
Campo e medidas
Elementos de um campo tradicional de futebol americano — Foto: infografiaElementos de um campo tradicional de futebol americano — Foto: infografia
Elementos de um campo tradicional de futebol americano — Foto: infografia
O campo de futebol americano tem 120 jardas (109,7 metros) de comprimento por 53,5 jardas (48,92 metros) de largura (1 jarda = 0,9144 metros). As jardas são marcadas uma a uma, com os múltiplos de 5 marcados com a linha inteira, e os múltiplos de 10 numerados no gramado. São duas endzones, área no fim das duas pontas do campo com dimensões de 10 jardas por 53,5 jardas, e duas traves em forma de "Y".
O campo de futebol americano é mais longo e estreito que um de futebol, veja na comparação — Foto: infografiaO campo de futebol americano é mais longo e estreito que um de futebol, veja na comparação — Foto: infografia
O campo de futebol americano é mais longo e estreito que um de futebol, veja na comparação — Foto: infografia
Objetivo
O futebol americano é um esporte de conquista de território. Por isso, estratégia é fundamental. O principal objetivo é simples: chegar o maior número de vezes na endzone do adversário. Quanto mais o time conseguir fazer isso, mais pontos ele somará.
Como começa o jogo
Assim como no futebol tradicional, a definição de quem começa com a bola é feita através da moeda. Após o "sorteio" é hora do chute inicial. O time que começar sem a bola será responsável por dar o pontapé inicial na partida, enquanto o adversário se prepara para receber o kickoff.
 — Foto: infografia — Foto: infografia
— Foto: infografia
retornador, jogador do time que recebe a bola e é responsável por pegá-la após o chute inicial do adversário, tem uma escolha a fazer: 1) tenta fazer um retorno, pegar a bola e avançar para ter uma boa posição de campo; 2) ajoelha no chão e desiste de retornar - se fizer isso dentro de sua própria endzone o time de ataque começa o jogo na linha de 25 jardas do campo de defesa.
 — Foto: infografia — Foto: infografia
— Foto: infografia
A decisão é baseada no espaço que o jogador vê no campo quando recebe a bola chutada no kickoff. Os companheiros fazem os bloqueios para que o jogador consiga avançar o máximo de jardas possível, enquanto os adversários tentam derrubá-lo para impedir o avanço. Onde o jogador for derrubado é o ponto em que o ataque começará sua campanha (1ª descida). Caso consiga atravessar o campo e entrar na endzone adversária é caracterizado um touchdown. Aí chega a vez do seu time chutar o kickoff para o rival atacar.
Ataque
 — Foto: infografia — Foto: infografia
— Foto: infografia
Com a equipe de ataque no gramado, o time tem como objetivo mínimo conquistar 10 jardas para continuar atacando e avançando sobre o campo defendido pelo rival. Para isso terá quatro chances. São duas jogadas básicas: o passe, que normalmente parte do quarterback para um de seus recebedores, e as corridas, que em geral são responsabilidade do running back. As jogadas são combinadas antes de cada tentativa. Os recebedores tem um trajeto pré desenhado para desempenhar, e os corredores sabem exatamente por onde devem ser executadas as corridas.
Caso não consiga avançar as 10 jardas em quatro tentativas, o time perde a posse de bola e é a vez do time adversário colocar o ataque no gramado para tentar avançar a partir do ponto onde a última jogada parou. Por isso, na maior parte das vezes, os times usam apenas as três primeiras tentativas para atingir o objetivo e, caso não consigam, chutam um punt, para devolver a posse para o adversário em uma posição ruim de campo, ou um field goal, para anotar pontos caso estejam em uma distância segura.
Pontuações
Existem três formas de pontuar em uma partida de futebol americano. A principal pontuação é o touchdown, quando o jogador consegue ter a posse da bola dentro da endzone do adversário, seja recebendo um passe lá dentro ou entrando correndo com a bola. O TD vale seis pontos.
 — Foto: infografia — Foto: infografia
— Foto: infografia
Após anotar o touchdown e receber a confirmação da arbitragem, o time tem duas opções para anotar pontos extras. Um chute simples acertando dentro do "Y" (1 ponto) ou entrar novamente na endzone (2 pontos).
 — Foto: infografico — Foto: infografico
— Foto: infografico
A pontuação secundária é o field goal. O kicker é responsável pela execução e precisa fazer o chute passar por dentro da trave em formato de "Y", que fica no fundo do campo. Caso consiga, soma três pontos para o seu time. Se errar, o time adversário terá a posse de bola no ponto do chute para tentar atacar.
 — Foto: infografia — Foto: infografia